Um restaurante é um local sempre adorado pelos brasileiros. Poder ter um momento de descontração com amigos, família ou só a dois e de quebra alguém que irá cozinhar um jantar saboroso é fantástico. Mas, todo o sucesso do restaurante não depende somente dos pratos, o ambiente conta muito também.
Na hora de escolher o mobiliário deve-se buscar saber que tipo de ambiente quero criar. Um local mais família? Um ambiente mais moderno, jovem, despojado? Enfim, existe outras opções de estilo de ambientes para seu restaurante, cabe a você estudar qual será o público mais frequente do lugar e adequar a ele.
Apostar em cores e projetos luminotécnicos que poderão influenciar diretamente no seu cliente e em seus funcionários. Esses dois fatores são capazes de despertar sensações diferentes conforme forem combinados.
Outra grande dica é a criação de espaços para que os clientes possam aproveitar um bom drink conversando com os amigos enquanto esperam a mesa ficar pronta. Espaços assim são denominados de lounges, segue um exemplo de lounge na foto abaixo.
Um local intenso, aconchegante e moderno. Um espaço assim torna o seu restaurante ainda mais atrativo.
Ok, meu restaurante irá ter um lounge com o melhor menu de bebidas da região. Meu chefe de cozinha é um dos melhores do país, agora vamos ao que interessa, como mesas e cadeiras podem dar um toque a mais ao ambiente?
Não é novidade para ninguém a função das mesas e cadeiras, mas aqui vamos ao ponto que muitos restaurantes pecam na hora de escolher as peças. Seja por comprar produtos de baixa qualidade, deixando de oferecer conforto ao visitante, pecando no quesito de ergonomia para todo ambiente, alguns lugares perdem potencial.
Ao se escolher uma mesa para seu espaço, você deve ter mente o local que a mesa irá ocupar. Logo em seguida as cadeiras, depois os clientes sentados, procure criar ambientes amplos e aconchegantes.
E qual a relação disso com ergonomia? Bom, você deve saber que ergonomia é o estudo das interações humanas com os ‘’objetos’’ ou máquinas e em restaurante está tão presente quanto em uma fábrica. Da hora que seu cliente se sentar para fazer uma refeição, até a hora que sair para ir pagar a conta e ir embora.
Criar ambientes amplos e aconchegantes é uma dica interessante. Devido que seus funcionários como os garçons também precisam circular pelo restaurante e ter que transitar entre mesas espremidas, atrapalha o serviço dele, atrapalha quem está almoçando, e pode atrapalhar você no futuro.
O mobiliário também deve estar de acordo, procure utilizar cadeiras confortáveis para que seu cliente possa ficar horas sentados, e mesas que estejam em harmonia com o tipo de cadeira escolhido, a altura esteja confortável para se ter bom proveito daquele momento.
Vale a pena investir em produtos e profissionais de qualidade para que eles cuidem de todos estes processos dentro do seu restaurante. Por isso, conte com os móveis da Pizarro para seu estabelecimento.