Cores para restaurantes: como elas podem aumentar suas vendas?




12 de Abril de 2018

Ao falarmos de sucesso de vendas ou mesmo fidelização da clientela, todos os detalhes são importantes na decoração do seu estabelecimento. Confira na matéria essas dicas.

Não importa se você abriu o seu negócio há muitos anos ou na semana passada: o segredo é conquistar o paladar dos seus clientes, concorda? Garantir uma clientela fiel no food service pode ser um desafio menos complicado se você conhecer a psicologia das cores para restaurantes. Com a ajuda desse conhecimento, os empreendedores podem ter sucesso ao saber como influenciar as decisões de consumo de seus clientes.

Quer saber como a psicologia das cores para restaurantes pode incrementar a sua clientela? Fique atento na leitura e implante já essa inovação em seu estabelecimento!
 

1. O poder e a influência da psicologia das cores para restaurantes

A psicologia das cores é uma estratégia usada há anos por profissionais do marketing para atingir os mais variados objetivos.
 
Aliada na decoração de casas, escritórios e hospitais, na confecção de roupas, na produção de alimentos e até mesmo no planejamento de bares e restaurantes, a escolha das tonalidades ideais pode valorizar ainda mais os negócios.
 
O importante é optar por cores que reflitam as características principais do ambiente em questão. No caso dos locais que trabalham com gêneros alimentícios, o segredo é que a visão do cliente capte a ideia de conforto e segurança.
 
A seguir, confira as duas opções de tonalidades mais utilizadas em bares e restaurantes:

 

Tons fortes

Os tons fortes são boas escolhas para construir ambientes mais caracterizados e dinâmicos, o que pode ser observado facilmente nos estabelecimentos que servem fast food ou refeições executivas.

 

Tons delicados

As tonalidades mais suaves garantem aos ambientes um clima mais calmo e receptivo. Isso é nítido em uma visita a restaurantes mais tradicionais, geralmente frequentados por famílias e grupos de amigos.
 
Seja qual for o seu público-alvo, o importante é entender que a visão é o sentido que conduz mais rápido a informação até o cérebro. Por isso, identificar a cor que o seu estabelecimento exige — para que, assim, os sensores dos seus potenciais clientes interpretem a proposta do seu negócio — é primordial.
 

2. A representação das cores para restaurantes

A seguir, saiba o que significam as cores mais utilizadas em estabelecimentos alimentícios:

 

Vermelho

Essa cor é ótima para estimular o apetite e criar um senso de urgência nos clientes. O olhar capta o vermelho com facilidade, e esse pode ser o segredo para quem deseja chamar a atenção para um estabelecimento, a exemplo de marcas famosas, como Coca-Cola e McDonald’s.
 
Apesar de ótima para chamar atenção, o segredo é não aplicar essa cor em excesso dentro dos ambientes para não incomodar a visão dos clientes.

 

Amarelo

Usada com frequência por estabelecimentos alimentícios, essa cor é muito efetiva para estimular a fome e prender a atenção dos consumidores.
 
Ela também pode ser útil para quem deseja uma rotatividade maior de clientes — e, para isso, basta pintar as paredes do ambiente de amarelo. Assim, a cor irritará mais facilmente as pessoas e fará com que elas não demorem para ir embora, dando lugar para novos fregueses.

 

Verde

Se o seu intuito é ter um negócio relacionado à sustentabilidade, essa é a melhor opção! Bares e restaurantes com um cardápio mais saudável ou focados em alimentação vegetariana são os que mais utilizam essa cor. O verde é associado à tranquilidade e à saúde, além de estimular a sensação de conforto e relaxamento.

 

Laranja

Essa cor, que é uma mistura do vermelho com o amarelo, é considerada a opção mais certa para quem quer estimular compras compulsivas. Afinal, laranja é uma cor convidativa e vibrante e, assim, propicia um ambiente amigável, alegre e comunicativo.


Azul e roxo

Essas tonalidades podem trazer resultados negativos para os negócios, pois o subconsciente relaciona as duas cores aos venenos e às toxinas presentes na natureza, o que pode promover a perda de apetite dos clientes.
 
Enquanto o azul é mais usado em ambientes corporativos e estimula a produtividade, o roxo está associado à intuição de uma pessoa, auxiliador no momento de resolver problemas e trabalhar com a criatividade.
 
Percebe como essas duas cores não são adequadas para o ramo alimentício e, assim, podem enfraquecer um restaurante? Portanto, evite os tons frios!

 

Outras cores

Com tantas opções, você pode ainda estar em dúvida sobre quais cores escolher. E como este post tem a missão de ajudar, separamos dicas sobre mais algumas tonalidades:
 

Branco

Se a intenção for um ambiente mais puro e simples, essa cor pode ser o tiro certeiro;  

Preto

Embora seja uma cor com restrições, o seu uso pode traduzir um ambiente sofisticado e elegante;
 

Marrom

Semelhante ao verde, essa cor é associada a um ambiente natural e pode servir como complemento para a pintura do local.
 

3. O uso correto das cores para melhorar as vendas

Agora que você já conhece as representações das principais cores, precisa aprender a utilizar essa sabedoria para incrementar as suas vendas, concorda?
 
Alguns fatos importantes sobre a psicologia das cores para restaurantes:
 
A maior parte dos consumidores acredita que os aspectos visuais são determinantes no momento da compra;
 
É mais comum as pessoas se lembrarem de marcas e locais que possuem as mesmas cores de sua preferência;
 
Por si só, as cores não são suficientes para aumentar as vendas. A arquitetura, a decoração e o design do estabelecimento (e também de seus sites e de suas redes sociais) influenciam as decisões dos clientes.
 
E saiba que, além de utilizar as cores nas paredes internas e externas do local, é válido optar por móveis e objetos nas cores que representam o estilo do estabelecimento. Para isso, defina se o seu ambiente é:
 

Moderno 

No geral, esses locais são repletos de espelhos, linhas retas na decoração e luminosidade, gerando um ambiente mais clean;
 

Clássico

Em bares e restaurantes desse tipo, o mais comum é encontrar paredes altas, detalhes em gesso, móveis de madeira escura, balcões em mármore, lustres e luminárias;
 

Rústico

Piso de concreto ou cerâmica comum, cadeiras de metal e móveis de madeira gasta ou reutilizada são os principais exemplos dos ambientes alimentícios rústicos;
 

Vintage 

Se o local faz referência aos anos passados, a decoração é colorida e vibrante. Os detalhes vão desde cores alternadas nos pisos e paredes até mesas de fórmica e cadeiras de couro.
 
Viu só como escolher tonalidades certas para decorar e criar identidade é uma ferramenta poderosa para os restaurantes? A psicologia das cores para restaurantes pode ser o elemento que faltava para o sucesso das suas vendas!
 
 
Do: Casa Magalhães
Por: Casa Magalhães
Todos direitos reservados aos responsáveis do site citado.
Disponível em: https://www.casamagalhaes.com.br/blog/bares-e-restaurantes/psicologia-das-cores-para-restaurantes/ | Acesso em: 11/04/2018 às 16h25.

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