Como evitar o aparecimento de pragas em lanchonetes e restaurantes




27 de Julho de 2018

Se a presença de pragas já é um perigo e um incômodo em residências, em estabelecimentos que trabalham com alimentos, como lanchonetes e restaurantes, o problema é ainda maior. Além de serem vetores de doenças sérias, como disenteria, difteria, dengue, salmonelose e tuberculose, essas pragas podem afastar clientes, causar prejuízos, prejudicar a imagem do estabelecimento e até mesmo gerar problemas com órgãos fiscalizadores. Cuidar para que esses animais se mantenham bem longe desses estabelecimentos deve ser, portanto, um dos principais cuidados dos donos.
 

Cuidado redobrado com o seu lixo

Um dos pontos mais importantes para quem quer se ver livre de pragas é cuidar com muita atenção dos resíduos – especialmente dos restos de alimentos. Além de comida, os lixos servem como abrigo e até fonte de água, portanto, são o verdadeiro paraíso para os animais transmissores de doenças, como ratos, baratas, moscas, formigas entre outros.
Se dentro de casa o lixo já é um problema, em lanchonetes e restaurantes, onde o volume de resíduos orgânicos é muito maior que em residências, o problema é proporcionalmente maior. Por isso, todo cuidado é pouco. Locais adequados para o descarte dos restos de alimentos – tanto da cozinha, quanto dos clientes – é fundamental. O lixo deve sempre estar em lixeiras adequadas ao volume dos resíduos produzidos, depositado em local seco, isolado e deve ser recolhido periodicamente. Também é importante treinar exaustivamente os funcionários para que eles sigam todas as normas de higiene e o descarte correto do lixo.
 

Higiene total na cozinha

A cozinha é um dos ambientes mais propícios ao aparecimento de pragas – exatamente por ser fonte de água, abrigo e, acima de tudo, alimento para os animais. Por isso, seguir a risca todas as normas de higiene é fundamental – não apenas para evitar pragas (e consequentemente doenças), mas também para proteger o seu restaurante ou lanchonete de possíveis problemas com órgãos sanitários – e mesmo processos.
Portanto, mantenha a sua cozinha sempre limpa, seca e organizada. Não deixe alimentos que não estão sendo utilizados sobre as bancadas e assegure-se de que não há resto de comida nos ralos, panelas ou cantos. Após o uso, higienize todos os itens utilizados, bem como o ambiente em geral.
Apesar de prestar mais atenção na cozinha, não deixe de assegurar que todos os ambientes da sua lanchonete ou restaurante estejam impecavelmente higienizados diariamente. Além de recolher o resto dos alimentos, limpe todos os móveis e pisos com muita atenção.
 

Use algumas receitas caseiras

Algumas receitas antigas podem ser boas alternativas para evitar as pragas – inclusive em restaurantes e lanchonetes. Cravos da índia e borra de café podem ajudar a afastar as formigas. Uma mistura de pimenta do reino com vinagre pode ser eficaz contra moscas, enquanto que água sanitária despejada nos ralos ajuda a afastar os mosquitos.
Claro que essas dicas são apenas complementos a cuidados essenciais com a limpeza e higiene local. Com elas ficará mais fácil evitar o aparecimento de pragas e garantir que o seu restaurante ou lanchonete esteja sempre de portas abertas para os seus clientes.
 
Do: Food Magazine
Por: Food Magazine
Fotos/ Créditos: Reprodução/ Divulgação - todos direitos reservados aos responsáveis do site citado.
 
Todos direitos reservados aos responsáveis do site citado.
 
 Disponível em:  http://www.foodmagazine.com.br/noticia-food-service/como-evitar-o-aparecimento-de-pragas-em-lanchonetes-e-restaurantes | Acesso em: 21/06/2018 às 12h09.

VOLTAR
Nosso WhatsApp