De acordo com dados do
Sebrae, o consumo de café aumentou em 307% nos últimos 8 anos, o que parece ter se tornado uma excelente oportunidade de negócio no país. Em 2019 haviam cerca de 3,5 mil cafeterias no Brasil e isso se deve ao fato de que o investimento para iniciar as atividades nesse segmento é relativamente baixo, além de apresentar ótimos índices de lucratividade.
Mas o que qualquer empreendedor (independentemente do nicho) quer saber é como se destacar no mercado, enfrentar desafios, crises econômicas e potencializar as vendas do estabelecimento?
Bom, na leitura a seguir você confere algumas medidas que irão te auxiliar a conquistar seus clientes e impulsionar as vendas da sua cafeteria. Confira!
Conheça o seu público-alvo
Você só irá obter sucesso com a sua cafeteria se conhecer o público que deseja atingir. É através desse conhecimento a respeito dos gostos, preferências e comportamentos dos clientes que você poderá planejar e estruturar o local para que ele se torne uma referência no segmento.
E não pense que esse estudo de comportamento deve ser feito somente no estágio inicial do empreendimento. Pesquisas de satisfação são essenciais para o aprimoramento e sucesso contínuo ao longo de toda a existência do negócio.
Capriche de dentro pra fora
Não há marketing que compense um atendimento mal feito e/ou uma experiência negativa. Por isso, caprichar no atendimento e na estrutura do local é fundamental para proporcionar uma vivência agradável aos seus clientes e que seja suficiente para motivá-los a voltar.
Caso não saiba por onde começar, lembre-se de considerar algumas questões importantes como: disponibilizar uma rede wi-fi de qualidade, mesas com vários tamanhos para diversas situações, tanto para quem for sozinho ao estabelecimento quanto para equipes que quiserem realizar reuniões de negócios ali. E claro, reforce aos colaboradores a necessidade de um atendimento cordial, humanizado, gentil e personalizado, pois este é um dos recursos fundamentais para garantir a fidelização.
Invista em comunicação e divulgação
Após assegurar a qualidade do atendimento, higiene impecável e estrutura do seu estabelecimento, chegou o momento de mostrar ao seu público-alvo tudo o que você tem a oferecer. A propaganda “boca a boca” é excelente, mas demanda um certo tempo e muita dedicação para ser construída. Entretanto, saiba que é possível potencializar essa divulgação com o auxílio de estratégias de marketing, seja digital ou offline.
Algumas boas alternativas (dependendo da sua realidade, claro) é apostar em promoções, estabelecer parcerias com empreendimentos de outros segmentos e claro, sempre valorizando quem te apoia.
Nunca enxergue o custo em marketing e comunicação como um diferencial supérfluo. Compreenda que este investimento é fundamental para o sucesso do seu empreendimento, tanto quanto a matéria-prima.
A cultura está a seu favor
A associação de café com literatura, músicas e eventos culturais pode ser um excelente recurso de promoção para o seu negócio. Assim sendo, se possível não hesite em utilizar isso a seu favor.
Promova uma agenda de eventos que envolvam clubes de literatura, lançamentos, shows, rodas de debates, exposições de artistas independentes. Ações como essa além de promoverem a marca do seu estabelecimento, também o tornarão uma referência local.
Dicas básicas como as apresentadas aqui são fundamentais e super valiosas para o sucesso do seu empreendimento. Aplique-as mediante a sua realidade e veja suas vendas sendo impulsionadas.
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