Dicas de arquitetura comercial para padarias




08 de Janeiro de 2020

Muito além da estética, a arquitetura e decoração de um ambiente comercial tem impacto direto nos lucros de qualquer segmento.

Em padarias, certamente é necessário oferecer os produtos mais saborosos para obter êxito nos negócios, mas proporcionar uma experiência que garanta a tão sonhada fidelização da freguesia é algo que exige um pouco mais do que isso. Tenha em mente que o planejamento do ambiente de sua padaria precisa estimular o desejo de consumo, fazer com que os clientes “comam com os olhos”, quase que de forma literal.

Na leitura a seguir, você confere algumas dicas de como tornar o ambiente da sua padaria em um local único, com a identidade de sua marca e dotado de muito aconchego. Descubra!


Comece pelo mobiliário


Para definir este que é um dos quesitos centrais do seu estabelecimento, é importante conhecer bem o espaço que você terá para trabalhar. É preciso assegurar que o todo o mobiliário será proporcional ao espaço, garantindo o máximo conforto e comodidade dos seus clientes. Assim sendo, faça um levantamento completo de todas as dimensões, instalações elétricas e hidráulicas, por exemplo.

Agora com todas as informações necessárias em mãos, compreenda que um dos maiores recursos que você possui para encantar seus clientes são os produtos, portanto é fundamental que eles estejam devidamente expostos em grandes vitrines.


Invista em iluminação


Se você já conferiu algumas dicas aqui em nosso blog, deve saber que a iluminação de um estabelecimento tem impacto direto em sua atratividade e consequentemente, nas vendas.

Um projeto adequado de iluminação deve valorizar tanto os produtos quanto a ambientação da padaria, transformando o local no estabelecimento perfeito para quem deseja se acomodar por algum tempo ou simplesmente passar rapidamente para pegar algo.

Entenda que além da atratividade, a iluminação também influencia a conservação e temperatura dos produtos. Por essa razão, as lâmpadas LED podem ser as melhores alternativas, visto que possuem longa vida e também gastam menos energia, quesito importantíssimo para um estabelecimento que possa ficar aberto por várias horas, como é o caso das padarias.


Atenção aos pisos


Não há dúvidas de que essa seja uma das questões que mais necessitam de atenção na arquitetura comercial de uma padaria. Os pisos desse tipo de estabelecimento precisam ser extremamente resistentes, práticos e agradáveis (ao mesmo tempo!), visto que um alto número de pessoas irá passar por ali todos os dias. Leve em consideração algumas características, como:

● Segurança: Beleza e praticidade na limpeza são aspectos importantes para a escolha do piso ideal, mas antes de qualquer outra coisa é preciso considerar a segurança. Por essas razões, observe a aderência que cada revestimento apresenta para garantir que incidentes não ocorram.

● Cor: Um piso muito claro pode repercutir negativamente em seu estabelecimento, visto que eles demandam limpeza constante e qualquer descuido (por menor que seja), pode causar a sensação de falta de higiêne e acabar afastando sua clientela.

● Praticidade: O piso ideal será aquele que proporcione a maior praticidade na hora da limpeza e manutenção. Revestimentos do tipo vinílico podem ser excelentes alternativas para questões desse gênero.

A arquitetura comercial é de máxima importância para um estabelecimento, mas para colocá-la em prática de forma satisfatória, é preciso ter alguns conhecimentos básicos como os que foram mencionados aqui. Aplique-os em seu comércio e veja o impacto que os mesmos irão proporcionar na lucratividade do seu empreendimento.

Esse conteúdo pode ser reproduzido desde que citado a fonte.

VOLTAR
Nosso WhatsApp