Decoração de bares e restaurantes




29 de Setembro de 2017

Hoje no blog vamos falar sobre as características da decoração de ambientes comerciais, principalmente de bares e restaurantes.

A decoração de um estabelecimento comercial é extremamente importante pois ela mostra a “CARA” do negócio e, de certa forma, ainda mais em lojas, bares e restaurantes, SELECIONA quem vai entrar ou não no seu ambiente.

Então, a decoração tem que ser pensada para agradar o público que lhe interessa, mostrando quais são os VALORES da empresa e enfatizando a sua MARCA e IMAGEM. (Por exemplo: Bar do Joca e Le Chateaux são possíveis nomes de restaurantes que atraem um público diverso e por isso devem ter uma decoração completamente diferente, concordam ?

Além do espaço de atendimento aos clientes é preciso estudar as atividades que os funcionários exercem e como a exercem, que áreas devem estar próximas, a circulação pelo recinto, as questões de iluminação, limpeza,  ventilação, manutenção, enfim, a distribuição e organização de todo o estabelecimento. Se estes fatores não são considerados o cliente vai perceber ou sofrer com um atendimento atrapalhado ou ruim.

No espaço dos clientes deve-se pensar nas crianças, idosos e deficientes físicos. Atualmente há leis e normas que devem ser seguidas em relação à isso (Norma Técnica NBR 9050).Outro assunto importante é a escolha correta dos revestimentos dos pisos para segurança dos clientes e os revestimentos de parede, teto e piso para ter minimizar os ruídos inconvenientes.

Outros itens são a ventilação, circulação de clientes e funcionários, cuidados com a visão que cada cliente terá tanto da área externa como da área interna. Ambientes mais sofisticados tem mais espaço entre as mesas.

Em relação à bares e restaurantes, se o objetivo é que o cliente permaneça muito tempo no recinto, atenção especial aos assentos e mesas.
 
A iluminação deve ser mais difusa e aconchegante (em ambientes mais sofisticados, principalmente), mas os pratos devem ser bem iluminados (evite iluminação que muda a cor dos alimentos).
 
O ambiente deve ter decoração que chame a atenção, com detalhes que façam o cliente ter curiosidade em vê-los e se sinta cativado, enfim, o ambiente não pode ser “frio”. A Iluminação branca e clara faz o cliente demorar menos no recinto (ótimo para fast-foods).

A escolha das cores em ambientes comerciais tem a ver com o Logotipo da empresa, o climaque se deseja passar e as caracteristicas do espaço (estreito ? Baixo?, etc). Usar somente preto/branco/cinzas ou cores neutras (marrom, bege, terra, areia,etc)  dá um que de sofisticação.
 
Para mais ideias, leia > 5 cores ideais para lanchonete e que dão água na boca.

VOLTAR
Nosso WhatsApp