Confira 10 dicas para empreender com sucesso no setor de bares e restaurantes




09 de Março de 2018

Da paixão pelo negócio à pressão para expandir a operação. Das dificuldades em contratação de mão de obra à queda de velhas máximas, como a que obriga o dono de uma franquia a não "desgrudar o umbigo do balcão". 
Confira abaixo dez dicas dadas durante o evento pelos empresários e compiladas pelo Estadão PME para o leitor. 

Prepare-se para contratar
Um dos principais entraves do setor é a mão de obra. Invista em processos de contratação e prepare-se com o entra e sai da força de trabalho, problema comum aos empresários da área.

Pense longe
A programação de médio e longo prazo acompanha os empreendedores de destaque no ramos desde os primeiros passos no mercado. Estruture planos anuais e alguns mais ambiciosos, para daqui a três, cinco anos.

Escalar significa expandir 
Para ampliar a relevância e o faturamento de seu empreendimento, é importante pensar em expansão física. O entrave, nesse ponto, são os custos operacionais. Tanto a reforma do ponto quando principalmente o aluguel envolvem desembolsos consideráveis. Uma dica pode ser o modelo de franquia.

Não descuide da gestão
Esqueça o glamour da cozinha. Para sobreviver e crescer no mercado de bares e restaurantes, é preciso aprender e, sobretudo, gostar da gestão do estabelecimento.

Saiba sobre os custos
Busque se informar sobre todos os custos envolvidos na operação além dos óbvios gastos com o produto. Essa conta final costuma surpreender os candidatos à empresários.

Delegue responsabilidades
Procure descentralizar as decisões não só com sua equipe, mas também com a base de franqueados. O Outback, por exemplo, transformou os sócios das operações em responsáveis pelo próprio recursos humanos.

Desgrude o umbigo da franquia
Para Marcelo Farrel, diretor da rede de lanchonete Bob's, a chavão segundo o qual o sucesso de uma operação estaria relacionado à presença constante do dono dentro do estabelecimento está ultrapassado. Em sua opinião, mais que o olho do dono, a qualidade do produto e do atendimento são fundamentais.

Atenção ao consumidor final
O cliente está cada vez mais exigente quanto ao conhecimento do produto que vai consumir. Marco Suplicy, do Café Suplicy, destaca o interesse do consumidor quanto à origem do produto.

Invista no pessoal
Não importa o produto, tampouco o tamanho da marca. No fundo, os empreendedores de sucesso são aqueles que dedicam atenção e esforços aos funcionários, investindo em processos internos e em ações e treinamentos de atendimento ao consumidor.

Tenha paixão
Opte por um ramo que você realmente se empolga. A paixão pelo trabalho é fundamental para o sucesso como empreendedor.

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